segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

GUERRA FRIA

Prof. Douglas Barraqui



1.     A GUERRA FRIA: MUNDO BIPOLAR

A)      CONCEITO:
Ø  Conflito ideológico, político e econômico entre os EUA e URSS, caracterizado pela polarização do mundo entre capitalismo e socialismo.

B)      ORIGEM:
Ø  Raízes – 1945 -  Conferência de Potsdam - Confirmou as decisões de Ialta (divisão da Alemanha).
Ø  1947 - Início formal da Guerra Fria: Primeiro ministro inglês Winston Churchill, em visita aos EUA, alertou Truman da ameaça de expansão do socialismo na Europa. Em março do mesmo ano em discurso no congresso nacional Truman lança a Doutrina Truman.
1)       Unir os países capitalistas
2)       Conter o avanço socialista

C)      AS DISPUTAS E CONFLITOS:

I – ESFERA ECONÔMICA:
EUA - Plano Marshall (1947) - aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Itália). Iugoslávia foi o único país socialista que recebeu investimentos do Plano Marshall, pois o socialismo ali empregado pelo general Tito não se subordinou a URSS.
 
Harry Truman (1945-1953) 

 URSS - COMECON (1949) - Conselho de Assistência Econômica Mútua: investimentos voltados para a integração econômica das nações socialistas do Leste Europeu com a finalidade de conter o avanço capitalista.
II – ESFERA MILITAR:
EUA - Organização do Tratado do Atlântico Norte  (1949) - Aliança militar entre os países capitalistas com objetivo de defesa mutua.

URSS - Pacto de Varsóvia (1955) - Aliança militar de defesa mútua entre os países do bloco socialista.

Ambas as nações destinaram volumosos recursos para o setor bélico. Em 1949 a URSS fez seu primeiro teste nuclear.

III – Corrida Espacial:
Disputa entre a URSS e os EUA pela supremacia na exploração e tecnologia aero espacial. Feito na época que assimila a expansão marítima europeia devido ao grau de dificuldade e a carência de informação e tecnologia.
URSS:
Ø  1957 - Sputnik I e SputniK II (Primeiro ser vivo no Espaço a Cadela Laica).
Ø  1961 - Yuri Gagarin - Primeiro homem no espaço, em um vôo orbital com a nave Vostok I.
EUA:
Ø  1958 - Satélite, o Explorer I.
Ø  1958 -  é criada a agência espacial dos EUA, a NASA.
  1. 1969 - Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins, em 20 de julho, a bordo da missão Apollo 11, chegam à lua.
2.     EXPANSÃO DO BLOCO SOCIALISTA

Após a vitória soviética sobre a Alemanha de Hitler na Segunda Guerra, Stalin deu início a uma postura de expansão do socialismo pelo mundo

A)      KOMINFORM
1947 - Orgão responsável por coordenar, treinar e financiar os partidos socialistas espalhados pelo mundo. Uma espécie de centro de controlo internacional do movimento comunista.

B)      EUROPA ORIENTAL: A CORTINA DE FERRO
Cortina de Ferro foi uma expressão usada por Winston Churchill para designar a divisão da Europa em duas partes Europa Oriental (socialista) e a Europa Ocidental (capitalista). Os únicos países da Europa oriental que estiveram do outro lado da cortina de ferro foram Iugoslávia e a Albânia (romperam com a URSS em 1960).


C)       CASO DA ALEMANHA

I - Conferências de Ialta e Potsdam (1945):
Ø  Conferência de Ialta - EUA (Franklin D. Roosevelt) URSS (Josef Stalin), Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se em segredo em Ialta (Criméia) para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial. Alemanha foi dividida em 4 áreas de influência entre URSS (parte socialista) e França, EUA e Reino Unido(capitalista).
Ø  Conferência de Potsdam - Confirmou as decisões de Ialta e estabeleceu a divisão da Alemanha.

II – Bloqueio de Berlim (1948-1949):
Ø  Plano Marshall – Reestruturou e desenvolveu a economia do lado capitalista. O marco alemão se estabilizou,  prejudicando o lado socialista.
Ø  Entre 1948 e 1949 a URSS decretou o Bloqueio de Berlim fechando os acessos terrestres a Berlim.
Ø  EUA, Inglaterra e França pressionam e ameaçam uma intervenção militar e URSS recua.

III – Muro de Berlim (1961-1989)
1949 - os aliados ocidentais promulgaram a Lei Fundamental, dando origem à República Federal da Alemanha (RFA – capitalista). República Democrática Alemã (RDA). A cidade de Berlim foi dividida para evitar novos conflitos: Berlim Ocidental (capitalista) e Berlim Oriental (socialista).
Ø  O salário e as condições de vida eram melhores no lado capitalista (Berlim Ocidental). Era constante a fuga de mão de obra do lado socialista para o lado capitalista.
Ø  1961 -  para evitar a fuga de mão de obra a República Democrática Alemã deu início a construção do muro de Berlim.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7º ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012. CAPELLARI, Marcos Alexandre.

CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.

MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino
PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

Projeto Araribá: História – 7º ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.

Uno: Sistema de Ensino – História – 7º ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.


VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010.

Nenhum comentário: