sexta-feira, 24 de julho de 2015

FILOSOFIA - AULA 01 - MITO E A FILOSOFIA

Prof. Douglas Barraqui
O pensador, de Auguste Rodin,
representação clássica de um homem
imerso em pensamentos.

Por que o mundo existe?
Quem Somos? De onde Viemos? Para Onde Vamos?
Qual o sentido da vida?

Quando fazemos esses tipos de pergunta estamos filosofando. Filosofar é buscar uma explicação; uma explicação que dê sentido as coisas da vida. Essa busca pela sabedoria, segundo os filósofos, surgiu na Grécia a cerca de 2.500 anos atrás.

Todos nós somos filósofos quando nos deixamos ser levados pela nossa curiosidade desmedida e adentramos fundo buscando explicações para as coisas de nosso mundo.

A palavra "filosofia" vem do grego e é uma composição de duas palavras: philos e sophia. A primeira é uma derivação de philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda, Sophia, significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria”, “amor e respeito pelo saber”; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Teria sido Pitágoras de Samos, que viveu no século V a.C., o criado da palavra.

Mito e a Filosofia

No passado, na busca por respostas para explicar o nosso mundo, o homem recorreu e criou os mitos. Veja um exemplo:

A muito tempo os homens não conheciam o fogo. O homem vivia com frio e seus alimentos não eram cozidos. O fogo pertencia unicamente aos deuses. Um dia o fogo foi roubado e entregue aos homens. Os deuses ficaram furiosos e resolveram castigar a humanidade. Criaram uma mulher, Pandora, a quem foi entregue uma caixa cheia de coisas maravilhosas, porém, esta nunca deveria ser aberta. Pandora foi enviada aos homens e, cheia de curiosidades, abriu a caixa e dela saíram as doenças, as pestes, as guerras e a morte. Foi assim que o mundo dos homens ficou cheio de males e desgraças.

Esse mito explica a origem dos males que afligem os homens. É uma criação dos gregos antigos, uma história com mais de 3.000 anos.

Mas qual seria a diferença entre a mitologia e a filosofia? Tanto a filosofia quanto a mitologia buscavam explicações para os fenômenos e as coisas da vida. A mitologia usa a imaginação, já a filosofia usa a razão. A razão é a base filosófica de toda a ciência. É importante destacar que tanto a mitologia quanto a filosofia, partem do mesmo lugar que é a curiosidade do homem pelo mundo, a busca por respostas, o porquê das cosias.

Na Grécia, seis séculos antes de Cristo, os mitos não eram mais suficientes para explicar todos os fenômenos do mundo. Assim o homem passou a fazer uma analise e uma observação mais rigorosa dos eventos e fenômenos. Assim nasceu a filosofia que significa “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Os gregos foram, portanto, os primeiros a buscar explicações racionais para os fenômenos naturais sem a ajuda dos mitos. Platão, no século V a.C., por exemplo, já propunha explicações para o movimento dos astros do céu.

Convencionou-se a dizer que a filosofia nasceu na Grécia antiga por volta do século V a.C. É quando as explicações para o mundo deixaram de ser mitológicas, para buscarem bases racionais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Ática, 2000.


DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro, 34, 1992.

Nenhum comentário: