terça-feira, 3 de novembro de 2015

UNIÃO IBÉRICA E A OCUPAÇÃO HOLANDESA NO BRASIL COLONIAL


Prof. Douglas Barraqui

A parceria entre Portugal e Holanda
ü  Holanda passou a custear todas as etapas, desde o financiamento até o fornecimento de equipamentos para a produção do açúcar.
ü  Holandeses detinham a tecnologia de refino do açúcar.
ü  Em troca, os holandeses tinham o direito de comercializá-lo na Europa.
União Ibérica (1580-1640)
1578 – D. Sebastião, o jovem rei de Portugal, ao tentar expandir a fé católica e obter honras em batalhas que acreditava que o glorificariam, partiu em uma cruzada, invadiu o norte da África e desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos, com apenas 24 anos, sem deixar herdeiros.
ü  Portugueses foram derrotados pelo sultão Abd al-Malik (Mulei Moluco);
ü  O resgate dos sobreviventes agravou as dificuldades financeiras do país;
ü  Portugal sofre com uma crise econômica; Surge a lenda do "rei dormente" (Messias) que iria regressar para ajudar Portugal nas suas horas mais sombrias.
1580 – O tio-avô, o cardeal D. Henrique, inquisidor-geral do reino, único parente mais próximo morreu em 31 de Janeiro de 1580, sem indicar um herdeiro.
ü  Seguiu-se uma crise de sucessão, com três netos de D. Manuel I de Portugal a reivindicar o trono: Catarina, infanta de Portugal, duquesa de Bragança, António, Prior do Crato e Filipe II de Espanha sobrinho de D. Henrique.
ü  No mesmo ano Filipe II  Marcha com seu exército para Portugal para assegurar a sua coroação. O reconhecimento de Filipe II deu-se a partir da assinatura do Juramento de Tomar uma lista de exigências ao novo rei.
1581 - Juramento de tomar:
                                   I.        Não interferência na economia de Portugal;
                                  II.        Nomear portugueses para assuntos de Portugal;
A Espanha exerceu domínio sobre Portugal por 60 anos. Assim, entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formaram um único império, governado por um rei espanhol. Com essa união, Filipe II tornou-se ainda mais poderoso, ampliando a marinha, o exército e seus domínios ultramarinos.
 
Domínios de Filipe II
O domínio espanhol sobre os Países Baixos

A partir do final da Idade Média, o território onde se localizam os Países Baixos (atuais Luxemburgo, Bélgica e Holanda) transformou-se em um importante polo de produção de tecidos, lã e navios, entre outros produtos.
Ø  Séc. XV - os Países Baixos estavam sob o domínio espanhol de Carlos V, da dinastia Habsburgo.
Ø  1565 - holandeses protestantes começaram a lutarar contra esse domínio. A situação tornou-se insustentável durante o governo de Filipe II, católico fanático:
ü  Promoveu execuções na fogueira de perseguidos religiosos.
ü  Impôs restrições comerciais entre a Holanda e as colônias lusitanas.
A partir de então, as populações dominadas intensificaram as lutas pela independência que eram financiadas com açúcar do Brasil.
ü  Ciente de que os holandeses financiavam sua luta de independência com o açúcar do Brasil, Filipe II decreta o bloqueio econômico à Holanda que estava proibida de comercializar o açúcar do Brasil.
ü  Revoltados, os holandeses invadiram e conquistaram domínios pertencentes à União Ibérica, em especial os destinados ao tráfico negreiro na África e à produção de açúcar na América portuguesa.
Ø  1600 - Companhia das Índias Orientais (EIC): Responsável por ataques as colônias na Ásia e África;
Ø  1624 - Companhias das Índias Ocidentais (WIC):
- 1624-1625 – Invasão da Bahia;
- 1630-1654 – Invasão de Pernambuco
Observação: 1648 - Felipe IV, sucessor de Filipe II ao trono espanhol, assinou o Tratado de Münster, que pôs fim à “Guerra dos 80 Anos” entre espanhóis e holandeses pela independência dos Países Baixos. Depois disso, a região prosperou como um grande centro comercial e manufatureiro. Tabaco, seda, açúcar e armas de guerra eram os principais produtos de sua economia.
1624 – 1625 - Invasão Holandesa na Bahia
Ø  Com o objetivo de tomar a cidade de Salvador, sede da administração colonial. Em um primeiro momento, o ataque foi bem-sucedido.
Ø  A resistência organizada pelos colonos de Portugal impediu que os holandeses consolidassem seu domínio, obrigando-os a abandonar a cidade no ano seguinte.
Observação: 10 a 18 de março de 1625, Piet Hein tentou invadir a Vila de Vitória no Espírito Santo; o donatário do Espírito Santo era Francisco de Aguiar Coutinho. Maria Ortiz, (1603 — 1646) é considerada uma heroína brasileira. jovem de origem espanhola que vivia na colônia portuguesa da capitania do Espírito Santo organizou a resistência das mulheres que do alto dos casebres lançou carvão em brasa, óleo fervente, paus e pedras, impedindo que os holandeses chegassem até o pelourinho na cidade alta. Ganhado tempo para formação da resistência portuguesa.

1630 – 1654 - Invasão de Pernambuco
Ø  1630 - os holandeses atacaram o litoral pernambucano. Após vários enfrentamentos com tropas portuguesas e proprietários locais, finalmente se apoderaram do território, em 1635. A sede do governo holandês, estabelecida primeiramente em Olinda, foi logo depois transferida para o Recife.
Ø  De Pernambuco, os batavos estenderam seus domínios de Alagoas ao Rio Grande do Norte, permanecendo no Nordeste brasileiro por 24 anos.
Ø  Para diminuir a resistência dos senhores de engenho à invasão e normalizar a produção, os holandeses ofereceram facilidades, como:
ü  Empréstimos para incrementar os engenhos.
ü  Auxiliar na reconstrução das propriedades destruídas durante os conflitos militares.
A PRESENÇA HOLANDESA
Promoveu uma série de mudanças na vida colonial, com a introdução de novos hábitos e costumes, a construção de edificações e melhorias na vida urbana. A vila de Recife foi reestruturada ganhando praças e ruas calçadas, no mesmo modelo das cidades europeias da época.
1637 – 1644 - Governo de Maurício de Nassau
O conde Maurício de Nassau pertencia a uma importante família nobre holandesa. Como governador dos domínios holandeses na América portuguesa suas principais reformas foram:

Ref. Econômicas e políticas:
Ø  Estabeleceu relações amistosas entre neerlandeses, comerciantes e latifundiários.
Ø  Estabelecimento de aliança política com os senhores de engenho de Pernambuco.
Ø  Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar.
Ø  Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.
Ø  Redução dos tributos cobrados dos senhores de engenho de Pernambuco.
Ø  Formulação de empréstimos.
Ø  Reformou engenhos com empréstimos concedidos pela WIC.
Ø  Confiscou e vendeu engenhos abandonados.
Ø  Incentivou a manufatura local.
Ø  Introduziu métodos aperfeiçoados de cultivo da cana-de-açúcar e do fumo.
Ref. Estrutural Urbana:
Ø  Restaurou a cidade de Olinda, onde construiu hospitais, asilos de órfãos, pontes e outras obras que modernizaram a cidade.
Ø  Investimentos na infra-instrutora de Recife como, por exemplo, construção de pontes, diques, drenagem de pântanos, canais e obras sanitárias.
Ø  Construiu a cidade Maurícia, na ilha de Antônio Vaz, com diversos palácios e fortes.
Ø  Proibiu a derrubada dos cajueiros, quase em extinção,
Ø  Plantou mamoeiros, jenipapeiros e mangueiras nas ruas da cidade.
Ø  Proibiu que o bagaço da cana fosse jogado nos rios e açudes, para evitar que as camadas mais pobres sofressem com a morte dos peixes, seu principal alimento.
Observação: Ponte Maurício de Nassau - povo não tinha muita fé na ponte antiga promessa do governo português. Dizem que “era mais fácil um boi voar...”. Nassau prometeu construir a ponte e fazer o boi voar. “boi do Melchior” (Boi Voador), um animal de pêlo amarelado, famoso na cidade por entrar nas casas e subir as escadas. Em 28 de fevereiro de 1644, um domingo, Nassau marcou a inauguração da tal ponte. Ordenou que se arranjasse um pedaço de couro, de tamanho e cor iguais ao do boi exposto no Palácio, que foi empalhado e inflado como um balão. Amarrado em cordas bem finas, invisíveis ao público que lotava a praia e os barcos.  

Ref. Culturais:
Ø  Foi protetor das artes.
Ø  Estabeleceu um regime de tolerância religiosa que diminuiu a resistência dos colonos católicos em relação aos holandeses, em sua maioria protestantes (calvinistas).
Ø  Estabelecimento da primeira sinagoga do Brasil “Sinagoga Kahal Zur Israel”.
Ø  Incentivo ao estudo e retratação da natureza brasileira, principalmente com a vinda de artistas e cientistas holandeses.
Ø  Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico.
De volta à Holanda, Nassau ocupou vários cargos políticos e comandou o exército holandês na luta contra a Inglaterra. Morreu na Alemanha, em 1679, aos 75 anos.

A produção cultural durante o domínio holandês

1637 - conde Maurício de Nassau desembarcou no Brasil - faziam parte de sua comitiva: 46 cientistas, artífices e intelectuais.
A intenção de Nassau era:

ü  Registrar, catalogar e estudar a flora e a fauna, bem como a sociedade do Nordeste brasileiro.
ü  Torná-las conhecidas aos europeus.
a)     ZachariasWagener - que era soldado, produziu centenas de aquarelas de animais brasileiros que ilustravam seus tratados da fauna local.
b)   Albert Eckhout - pintor naturalista, influenciado pela obra de Wagener, também retratou a fauna e usava modelos para representar a sociedade colonial da época.
c)    Frans Post - compôs quadros das paisagens brasileiras.
d)   George Marcgraf - cientistas da comitiva, naturalista e astrônomo, se notabilizou pelo detalhismo com que retratava o território ocupado. Tal era a precisão de seus mapas que se temia que a divulgação de seu trabalho despertasse a cobiça de outras potências sobre o território então dominado pelos holandeses.

O fim da União Ibérica: a Restauração
1640 – Restauração do trono português:
Ø  O duque de Bragança comandou os portugueses em uma guerra contra a Espanha, movimento que ficou conhecido como Restauração.
Ø  Para recuperar o trono de Portugal e fazer prevalecer sua soberania, os portugueses fizeram alianças com vários países europeus:
ü  Ingleses – estavam de olho no mercado consumidor do Brasil.
ü  Holanda – queria manter o comércio açucareiro com o Brasil. (os holandeses continuariam administrando o Nordeste açucareiro até 1654).
Ø  Instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.
A expulsão dos holandeses: insurreição pernambucana
Ø  1644 -  Nassau é retirado do comando do governo holandês na América.
Ø  Os administradores que sucederam Nassau, preocupados em aumentar os lucros da Companhia das Índias Ocidentais, pressionaram os fazendeiros a pagar os empréstimos adquiridos durante o governo de Nassau, ameaçando tomar-lhes as terras ou confiscar o açúcar.
Ø  1645 - Descontentes, os senhores de engenho iniciaram os confrontos armados visando expulsar os holandeses. Os combates ficaram conhecidos como Insurreição Pernambucana,
Ø  Os colonos formaram milícias:
ü  O movimento integrou forças lideradas por André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias.
André Vidal de Negreiros
·         Mobilizou recursos e gentes do sertão nordestino • Foi nomeado Mestre-de-Campo.
·         Comando de um dos terços do Exército Patriota nas duas batalhas dos Guararapes.
·         Comandou o sítio de Recife que resultou na capitulação holandesa em 1654.
·         Pelos seus feitos foi nomeado governador e capitão-geral das capitanias do Maranhão, de Pernambuco e o Estado de Angola.
Felipe Camarão ou Potiguaçu
·         Indígena da tribo potiguar.
·         Organizou ações de guerrilha que se revelaram essenciais para conter o avanço dos invasores.
·         Destacou-se nas batalhas de São Lourenço (1636), Porto Calvo (1637) e de Mata Redonda (1638).
·         Distinguiu-se comandando a ala direita do exército rebelde na Primeira Batalha dos Guararapes.
·         Foi agraciado com a mercê de Dom, o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo, o foro de fidalgo com brasão de armas e o título de Capitão-Mor de Todos os índios do Brasil.
Henrique Dias Brasileiro
·         Filho de escravos, conhecido como governador da gente preta.
·         Recrutou ex-escravos afro-brasileiros oriundos dos engenhos.
·         Comandou o Terço de Homens Pretos e Mulatos do Exército Patriota nas duas batalhas dos Guararapes, suas tropas também eram denominadas milícias negras.
·         Distinguindo-se por bravura nos combates de Igaraçu onde foi ferido duas vezes.
ü  1648 e 1649 - As duas batalhas de Guararapes foram decisivas para restaurar gradualmente o domínio português.
ü  Portugal requisitou auxilio militar da Inglaterra
ü  1954 - os colonos venceram a batalha, os holandeses assinaram a Capitulação da Campina da Taborda e se retiraram definitivamente do território nordestino.
A paz definitiva, no entanto, só seria assinada em 1661. Os holandeses seguiram para as Antilhas, no Caribe, onde implantaram a produção de açúcar, que passou a concorrer diretamente com o açúcar português.

A crise econômica portuguesa
Ø  O preço do açúcar caiu ainda mais com a concorrência da produção holandesa nas Antilhas.
Ø  Agravando a situação Portugal foi obrigada a assinar um tratado com a Inglaterra, como recompensa pelo auxílio na luta contra os holandeses.
Ø  Os navios ingleses foram autorizados a negociar diretamente nas colônias de Portugal, competindo com os comerciantes lusitanos.
Medidas adotadas por Portugal para superar a crise:
Esforço do governo português para intensificar o controle político sobre seu império ultramarino e, principalmente, sobre o comércio:
Ø  1642 – criação do Conselho Ultramarino, órgão cuja principal função era ampliar o controle do comércio sobre os domínios coloniais.
Ø  A fim de combater a sonegação de impostos, a Coroa proibiu que os comerciantes metropolitanos praticassem suas atividades de forma independente.
Ø  1649 – foi criada a Companhia Geral de Comércio do Brasil, que obteve o monopólio comercial entre o sul e o Rio Grande do Norte.
Ø  1682 – foi criada a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, que se encarregava das atividades comerciais com as demais regiões da colônia.
Ø  Fim da autonomia das Câmaras Municipais, que a partir de 1696 passaram a ser dirigidas pelos juízes de fora, agentes diretos do rei;
Ø  Incentivo da produção de manufaturas portuguesas;
Ø  1680 – Fundação da Colônia do Sacramento (onde hoje é o Uruguai) com o objetivo de facilitar o acesso à prata extraída na América espanhola.
Ø  Organizou expedições para a descoberta de metais e pedras preciosas no interior da colônia.
REFERÊNCIAS:

AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.

CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.

MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

Projeto Araribá: História – 7° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.

Uno: Sistema de Ensino – História – 7° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.

VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.


Nenhum comentário: