domingo, 30 de outubro de 2016

ITAMAR FRANCO (1992-1994)

Prof. Douglas Barraqui

Desafio: controlar a inflação e dar continuidade a redemocratização.

     A)   ASPECTOS ECONÔMICOS:

Desafio:  controle da inflação

O Plano Real

  Ø  Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi nomeado ministro da Fazenda. No final de 1993, FHC anunciou seu plano de estabilização econômica, o Plano Real, implantado ao longo de 1994.

  Ø  Março de 1994 - entrou em vigor a Unidade Real de Valor (URV), uma transição do cruzeiro para o real. No dia 30 de junho a URV foi extinta, e 1 real passou a equivaler a 2.750 cruzeiros.

CRUZEIRO – URV – REAL

Mais sobre o plano real leia artigo: "A REAL HISTÓRIA DO REAL"

  Ø  Para impedir a desvalorização do real, o governo estabeleceu a paridade da nova moeda com o dólar americano – ou seja, 1 real passou a valer 1 dólar.

Ø  FHC também lançou um conjunto de medidas para garantir a estabilidade econômica e reduzir o déficit público, considerado o responsável pela inflação. As principais ações foram:
ü  Privatizar empresas estatais,
ü  Elevar as taxas de juros
ü  Liberar as importações

O "FUSCA ITAMAR"

Em 1992, pouco tempo após tomar posse como presidente, Itamar Franco visitou o Salão do Automóvel, em São Paulo, e se espantou com o alto preço dos veículos que eram vendidos no Brasil. Após essa percepção, o presidente decidiu criar condições para produzir um carro mais barato, que pudesse ser consumido pela classe média. 

Depois de negociar com as empresas do setor e em meio a polêmicas com a imprensa e os especialistas, o Fusca, tradicional carro da Volkswagen, voltou a ser fabricado no país. A medida de Itamar também determinou que carros com motor 1.0 que custassem até 6,8 mil dólares teriam desconto na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O “Fusca Itamar” foi comercializado por apenas três anos. No entanto, marcou a criação do conceito de carro popular em um momento de recuperação econômica e consolidação da democracia no Brasil.



B)   ASPECTOS POLÍTICOS:

Quanto à redemocratização:
Ø  Abril de 1993 - um plebiscito previsto pela Constituição de 1988. As pessoas deveriam escolher a melhor forma de governo para o Brasil (monarquia ou república), e o sistema mais adequado (presidencialismo ou parlamentarismo). Venceram a república, com 66% dos votos, e o presidencialismo, com mais de 55%.


1993 e 1994 – CPI é aberta para investigar os chamados “anões do orçamento”:
ü  Altos funcionários, ministros e parlamentares estavam envolvidos em um amplo esquema de uso irregular de verbas públicas. Liderados por João Alves (na época, deputado federal pelo PPB-BA). O grupo desviava recursos para entidades filantrópicas que não existiam e para empreiteiras e pessoas protegidas por políticos.


Quando deixou o governo, Itamar estava no auge da popularidade. No final do mandato, ele transferiu o prestígio conquistado para a candidatura de Fernando Henrique Cardoso. Então, FHC foi indicado pelo PSDB para disputar as eleições de 1994.

REFERÊNCIAS:

AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.

CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.

MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

Projeto Araribá: História – 9° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.

Uno: Sistema de Ensino – História – 9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.

VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.

Nenhum comentário: