terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SOCIOLOGIA – AULA 01 – O QUE É SOCIOLOGIA?

Prof. Douglas Barraqui

O que torna possível a vida em sociedade?

Vamos fazer um exercício:

Olhe pela janela do seu quarto em sua casa ou apartamento. Observe os transeuntes que se cruzam na rua, se dão bom dia ou não, apenas se ignoram. Entre essas pessoas há um padeiro, mecânico, marceneiro, eletricista, professor, advogado, gari, dona de casa e por ai vai. Todos próximos vivendo em uma mesma rua, de um mesmo bairro, de uma mesma cidade em um mesmo Estado e país, VIVENDO EM SOCIEDADE.

Para a vida em sociedade dar certo em uma cidade é necessário organização. E essa organização depende das pessoas que moram nessa cidade.

Há tantas pessoas em uma cidade que a gente se pergunta: como ela se organiza? Como ela funciona? Como ela se estrutura? Para responder essas perguntas é que surgiu a SOCIOLOGIA.

SOCIOLOGIA é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em sociedade e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos do sociólogo.

Mas, o que é VIVER EM SOCIEDADE? Em sociologia, uma SOCIEDADE (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Para uma vida em sociedade além da cooperação dos indivíduos, também é necessário a atuação das autoridades públicas. Afinal de contas estamos, como diz o velho jargão, “todos no mesmo barco”.

Os estudos sociológicos:

O que a sociologia e os seus estudos estudam e se preocupa, por exemplo com
a)      as ações sociais;
b)      as interações sociais;
c)       as mudanças sociais;
d)      as instituições e práticas sociais;
e)      as relações entre as pessoas;
f)       os papeis sociais assumidos por cada indivíduo;

As bases da sociologia foram construídas por:

a)      DAVID ÉMILE DURKHEIM - Sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e “PAI DA SOCIOLOGIA”, primeiro sociólogo moderno. Em sua obra “Da Divisão do Trabalho Social” e “As Regras do Método Sociológico”, ele argumenta que o comportamento humano é moldado pelo que ele chamou de “fatos sociais” ou pelo “contexto social” das pessoas.

b)      KARL MARX – Filósofo, economista, sociólogo nascido na Prússia. Em sua obra “O Capital” ele coloca como cerne de seu pensamento é a chamada “LUTA DE CLASSES”. Nesta obra Marx faz duras críticas ao modelo de sociedade capitalista. Para Marx o conflito entre as classes sociais é o MOTOR DA HISTÓRIA. Deve-se ao chamado marxismo a formação e o desenvolvimento de um pensamento sociológico mais crítico e radical.

c)       KARL EMIL MAXIMILIAN WEBER - intelectual, jurista e economista alemão visto como um dos fundadores da Sociologia. Weber desenvolveu estudo comparado da história, da economia e da história das doutrinas religiosas. São muito conhecidas as suas teses sobre a relação do protestantismo com o capitalismo. Tem como principais obras “A Ética protestante e o “Espírito Capitalista” e “Economia e Sociedade”.

Um padeiro, mecânico, marceneiro, eletricista, professor, advogado, gari, dona de casa, exemplos Citados no começo desse artigo, são exemplos da divisão do trabalho em uma sociedade. Cada um fazendo a sua parte para que um todo funcione. Em um olhar mais específico podemos dizer inclusive que todas as “CLASSES SOCIAIS” aparecem em uma cidade. Assim como todas as diversidades de religião, cultura gênero. Uma cidade, portanto é reflexo de como nós, vivendo em sociedade, conseguimos nos organizar.

A sociologia e a sociedade

E o que os estudos relacionados a sociologia tem a nos dizer sobre a sociedade:

Para a maior parte das pessoas é muito mais fácil compreender as relações entre conhecidos, amigos e mesmo parentes. Porém, entender como que socialmente os problemas aparecem em uma sociedade é mais complexo. Torna-se mais fácil compreender o porquê do filho do vizinho ter se tornado um delinqüente. Ao mesmo tempo é difícil entender a delinquência como um problema de caráter social. Quais as condições da sociedade que fizeram com que, em um determinado momento, o filho do vizinho partisse para a criminalidade. Aqui entra a sociologia como uma ciência que se propõe a compreender as naturezas dos problemas sociais, as suas explicações, os desdobramentos e mesmo propor a superação desse problema.

Veja o caso do problema do desemprego:

Quais seriam as condições sociais para que em uma sociedade existam pessoas desempregadas? Por que existe desemprego nessa sociedade? Quais as causas do desemprego? Há ausência de políticas públicas contra o desemprego? Há alguma razão histórica, cultura, conjuntural ou estrutural para o desemprego? Essas perguntas, bem como outros problemas da nossa sociedade são estudas por um sociólogo.

No Brasil temos importantes sociólogos que contribuem para análise da sociedade brasileira. Dois deles se destacaram para o desenvolvimento sociológico e da sociologia no Brasil:

   a)      GILBERTO DE MELLO FREYRE - Ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e da história. Recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Sir, sendo um dos poucos brasileiros detentores desta alta honraria da coroa britânica. Gilberto Freyre fez estudos das características e da formação da sociedade brasileira a partir de investigação das raízes agrárias e escravocratas em nosso país. Elencou o papel do índio, do colonizador, do português e do escravo negro na formação da família brasileira. Suas analises sobre a miscigenação, base da formação social brasileira, levaram ao desenvolvimento do conceito de “DEMOCRACIA RACIAL” para explicar que no Brasil se tem uma democracia social através de uma mistura de raças. Casa-Grande & Senzala talvez seja sua mais importante obra.


    


    
    b)      FLORESTAN FERNANDES - Sociólogo e político brasileiro, sendo inclusive eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. Além de importantes obras sobre a sociedade brasileira Florestan Fernandes estruturou o ensino e a pesquisa da sociologia no meio universitário. Se dedicou ao estudo dos problemas relacionados a modernização e a democratização da sociedade brasileira. Investigou temas como os latifúndios e as oligarquias, autocracia e a ditadura, a exclusão social e a dependência econômica.





Conclusão:

Desde os primórdios da humanidade a diversidade dos tipos humanos e das culturas fascinou e, ao mesmo tempo, intrigou os pensadores, que tentavam entender o que provocava a diversidade. No princípio, as explicações tinham bases divinas e míticas. A elas se misturaram os preconceitos que pareciam autorizar os povos mais fortes a qualificarem os outros como inferiores. Só com o passar do tempo é que foi possível perceber que o gênero humano é único e é a história de cada um que explica o que são e por que diferem de nós. Após isso, foi possível à sociologia empreender a tarefa de compreender as ações humanas, compreender o homem em sociedade.

REFERÊNCIAS:

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: nascimento da sociologia. Livro do Professor. Uno Internacional,  2013.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Reimpreso em 1997, Editorial Fundo de Cultura Econômica.

PIERUCCI, Antônio Flávio de Oliveira. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, 2003.

SINGER, Paul. Marx – Economia in: Coleção Grandes Cientistas Sociais; Vol 31.


Nenhum comentário: