domingo, 13 de novembro de 2016

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995 - 2002)

Prof. Douglas Barraqui

PRIMEIRO MANDATO (1995-1999)



    A)   ASPECTOS ECONÔMICOS:

A Política Neoliberal:
Medidas tomadas:
  Ø  Quebra do monopólio estatal do petróleo e das telecomunicações: empresas passaram a competir em setores que, antes, eram de controle exclusivo do governo;
  Ø  Flexibilização da lei que regula a participação de capital estrangeiro nas empresas nacionais.
Ø  Privatizações:
·         Vale do Rio Doce – Criada em 1942 por Getúlio Vargas, foi vendida em 1997 por R$ 3,3 bilhões (especialistas diziam que valia 92 bilhões).
·         Telebrás - 1998 ocorreu a privatização da Telebrás, sendo a maior da história brasileira. O governo federal arrecadou R$ 22,058 bilhões. (1999, o jornal Folha de S.Paulo obteve conversas gravadas por meio de grampo ilegal em telefones do BNDES, que levantaram suspeitas de que o presidente Fernando Henrique participou de uma operação para tomar partido de um consórcio no leilão da Telebrás).

O Brasil no Mercosul:
1995 - entrou em vigor o Mercado Comum do Sul (Mercosul):
ü  Argentina,
ü  Brasil,
ü  Paraguai
ü  Uruguai
Os países membros pretendiam:
ü  Comercializar entre si mercadorias livres dos impostos de importação a partir de 2001.
ü  Estabeleceu uma tarifa única para os produtos importados dos países que não faziam parte do bloco.
ü  Para que um novo país se integrasse ao Mercosul, era condição fundamental que ele fosse governado por um regime democrático.
ü  foi instituído que o país membro que quisesse promover mudanças nas políticas de comércio exterior deveria consultar os parceiros.
Em 2006, a Venezuela formalizou o desejo de se integrar ao Mercosul. Detentora de ricas reservas energéticas (gás e petróleo), ela representa um mercado produtor e consumidor de peso para os demais países do bloco.

  
B)   ASPECTOS SOCIAIS:

Massacre no Campo:
Vários confrontos envolveram integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e forças policiais. Os mais violentos ocorreram em Corumbiara (RO), em 1995, e em Eldorado dos Carajás (PA), em abril de 1996. Nessa ocasião, 19 sem-terra foram mortos por policiais. O episódio teve grande repercussão nacional e internacional.

C)   ASPECTOS POLÍTICOS

Fernando Henrique conseguiu aprovar, no primeiro mandato, a emenda constitucional que permite a reeleição do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos. Essa lei beneficiou o próprio presidente: em 1998, ele se reelegeu para o segundo mandato.


1997 grampos telefônicos publicados pela Folha de S.Paulo revelaram conversas entre o então deputado Ronivon Santiago e outra voz identificada no jornal como Senhor X. Nas conversas, Ronivon Santiago afirma que ele e mais quatro deputados receberam 200 mil reais para votar a favor da reeleição, pagos pelo então governador do Acre, Orleir Cameli.



SEGUNDO MANDATO (1999-2002)


   A)   ASPECTOS ECONÔMICOS:

  Ø  Aumento da dívida externa: As privatizações não reduziram o déficit público: entre 1994 A dívida externa era de bilhões de reais. Em 2002 essa mesma dívida chegou a 892,2 bilhões.
  Ø  O real foi mantido artificialmente valorizado (1 dólar valia 1 real). Somente após as eleições é que o governo desvalorizou a moeda. Isso tornou os produtos de exportação brasileiros mais competitivos no cenário internacional.


B)   ASPECTOS SOCIAIS:
Ações Sociais:
Ø  Bolsa Escola;
Ø  Auxílio Gás;
Ø  Bolsa Alimentação;
Ø  Cartão Alimentação;

C)   ASPECTOS POLÍTICOS:
Crise do Governo:
Ø  Comemorações de 550 anos do Descobrimento do Brasil; Não convidou representantes das comunidades indígenas e negras;
Ø  CNBB realiza um plebiscito pelo fim do pagamento da dívida externa;- 95% votaram pelo fim do pagamento.

Ø  Crise do apagão - a passagem de 2000 para 2001, um plano de racionamento de energia foi elaborado e atingiu diversas regiões do Brasil, principalmente a Região Sudeste, poupando porém a região Sul, beneficiada por fortes chuvas.[48] O Governo FHC foi surpreendido pela necessidade de reduzir em 20% o consumo de eletricidade em quase todo o País. A ausência de linhas de transmissão com capacidade suficiente para transferir as cargas gerava essa impediu a transferência entre as regiões, gerando o racionamento temporário.


ELEIÇÕES DE 2002:
Serra Vs Lula
O PSDB, partido de FHC, lançou como candidato o paulista José Serra. Serra foi líder estudantil, perseguido durante a ditadura.

Havia dúvidas quanto à candidatura de Lula, pois a rejeição ao seu nome era preocupante. Na falta de outro candidato com o carisma popular de Lula, o Partido dos Trabalhadores investiu na campanha e no marketing político. Para perder a fama de radical e de comunista, o PT aliou-se ao PL (Partido Liberal), de centro-direita. A escolha do empresário mineiro José Alencar para vice-presidente foi um claro sinal da aproximação do PT com os setores conservadores. Alencar foi um dos interlocutores do novo governo com as empresas privadas.

REFERÊNCIAS:

AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.

CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.

MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

Projeto Araribá: História – 9° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.

Uno: Sistema de Ensino – História – 9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.

VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.

Nenhum comentário: