quinta-feira, 24 de março de 2016

QUESTÕES DISCURSIVAS - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

QUESTÃO 01
(DARWIN-2015) Leia o fragmento e analise a gravura seguinte: 
A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham a sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que o seu poder. DEANE, P. A Revolução Industrial. Zahar, 1979 (adaptado)

Para responder as questões considere as informações apresentadas no texto e seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial.

a)    Cite dois fatores (um político e um econômico) que contribuíram para a Inglaterra ter sido a pioneira na industrialização.

PONTOS GERAIS:
·         A monarquia parlamentar, a partir da Revolução Gloriosa (1688), estava afinado com os interesses do Capitalismo inglês
·         A Inglaterra acumulou capital devido à exploração de suas colônias na América e da Índia. De tão grande a quantidade de colônias inglesas, houve momentos na História mundial em que se disse que sempre era dia no império britânico.

SUGESTÃO DE RESPOSTA:

A Inglaterra foi pioneira na industrialização, pois em meados do século XVIII concentrava condições favoráveis para o desenvolvimento da produção industrial.

Um do fator político que contribuíram para a industrialização foi a monarquia parlamentar que, a partir da Revolução Gloriosa (1688-1689), estava alinhado aos interesses da burguesia inglesa. Um fator econômico foi o chamado “acumulo primitivo de capital”, que era fruto da exploração das colônias na América e nas Índias.

b)   Caracterize as cidades industriais que se desenvolveram na Inglaterra a partir da Revolução.

PONTOS GERAIS:
·         Os principais elementos do novo complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço.
·         A fábrica passou a ser o núcleo do novo organismo urbano.
·         Cotidiano das pessoas subordinados a ela.
·         Nas cidades industriais que cresceram com base em fundações antigas, os trabalhadores foram inicialmente acomodados pela transformação das velhas casas familiares em alojamentos de aluguel. Nessas casas reconstruídas, cada quarto passava agora a abrigar toda uma família.
·         Os porões eram usados como moradias.
·         Glasgow - é a maior cidade da Escócia, Dublin -  a capital e maior cidade da Irlanda. Liverpool - localizado no noroeste da Inglaterra
·         Ausência de encanamentos e de higiene municipal criava um mau cheiro insuportável nesses novos bairros urbanos, e se a propagação de excrementos expostos, juntamente com a sua infiltração nos poços locais, significava uma propagação correspondente da febre tifóide. os ratos que conduziam a peste bubônica, os percevejos que infestavam as camas e atormentavam o sono, os piolhos que propagavam o tifo.

SUGESTÃO DE RESPOSTA:
As cidades inglesas a exemplo de Londres, Liverpool e Manchester cresceram de forma desordenada impulsionadas pela industrialização e suas fábricas. Era a fábrica o núcleo do organismo urbano. A elevada densidade demográfica, resultado do êxodo rural, culminava no inchaço populacional. Em situação precária famílias inteiras moravam em porões ou dividiam um único cômodo em um cortiço.

Faltava infra-estruturar, água potável e canalizada era raro. A grande quantidade de lixo e o esgoto traziam além do mau cheiro doenças como peste bubônica e a tifo. A poluição dos rios e do ar era algo comum.

QUESTÃO 02
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum. Sua única ideologia foi a dos patrões. O que ocorreu, na realidade, foi uma violência contra a natureza humana. De acordo com uma certa perspectiva, esta violência pode ser considerada como o resultado da ânsia pelo lucro, numa época em que a cobiça dos proprietários dos meios de produção estava livre das antigas restrições e não tinha ainda sido limitada pelos novos instrumentos de controle social. Não foram nem a pobreza, nem as doenças os responsáveis pelas mais negras sombras que cobriram os anos da Revolução Industrial, mas sim o próprio trabalho. (Edward P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. 2, 1987. Adaptado.)

Segundo o autor do texto o trabalho na Revolução Industrial “foi uma violência contra a natureza humana”. Tomando como referência tal consideração em destaque, apresente elementos que nos permitam concordar com a afirmativa do autor.

PONTOS GERAIS:
·         Trabalho degradante durante o período da “formação da classe operária”.
·         Jornadas de trabalho durante o período podiam ser de 14 a 16 horas, as fábricas podiam incluir até mesmo crianças como mão-de-obra.
·         Trabalho era realizado em locais insalubres, sem existir nenhuma regulação ou fiscalização por parte das autoridades.
·         Fim das tradições.
·         O tempo do homem passou a ser determinado pelo ritmo das máquinas.

SUGESTÃO DE RESPOSTA:
O trabalho na Revolução Industrial foi uma “violência contra a natureza humana” principalmente quanto à exploração da mão-de-obra. As jornadas de trabalho que davam conta de 14 e mesmo 16 horas não permitia o descanso do corpo.


As crianças eram submetidas as mesmas condições insalubres de trabalho dos adultos: local mal arejado e mal iluminado, em que eram constantes os acidentes e comum as doenças respiratórias a exemplo da tuberculose. O tempo do homem passou a ser determinado pelo ritmo das máquinas.

Nenhum comentário: