quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A VERDADE ESTÁ NO MUNDO REAL E A BUSCA PELA FELICIDADE: ARISTÓTELES

Prof. Douglas Barraqui


1.1           ARISTÓTELES: A IMPORTÂNCIA DA REALIDADE SENSORIAL

A)   CONTEXTO HISTÓRICO:
Ø  Aristóteles nasceu em 384 a. C., em uma família de médicos, na cidade de Estagira (por isso ele também é chamado de estagirita).
Ø  Foi discípulo de Platão.
Ø  Professor de Alexandre o Grande.
Ø  Fundou a sua escola: Liceu.

B)    DIFERENÇAS ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES:
PLATÃO
ARISTÓTELES
Ø  Matemática como meio de se alcançar o conhecimento verdadeiro.
Ø  Experimentalismo como forma de se alcançar o conhecimento verdadeiro (empirismo – usos dos sentidos).
Ø  Dualidade: mundo sensível e inteligível.
Ø  Mundo sensível (material).
Ø  Beleza (bom e belo) percebida através do pensamento, só existe no mundo das idéias (inteligível).
Ø  Beleza percebida através dos sentidos, propriedade do ser (admite o feio como valor estético).
Ø  Idealista
Ø  Realista

C)    A METAFÍSICA:
Ø  É o estuda das causas primeiras.
Ø  A metafísica (busca a essência das coisas), portanto, FILOSOFIA PRIMEIRA.
Ø  É o mais alto grau de conhecimento que o ser humano pode alcançar sobre o mundo do ser.
Ø  A mais difícil e a mais ampla de todas as ciências.
Ø  A filosofia aristotélica busca o conhecimento daquilo que está além do mundo empírico (uma realidade METAEMPÍRICA).

D)   A LÓGICA:
Ø  Para Aristóteles para se chegar ao conhecimento verdadeiro deve-se obedecer a regras lógicas.
Ø  A lógica nos permite avaliar as idéias em argumentos.
Ø  Para que uma conclusão seja correta, a argumentação deve ser lógica.

I.                    Tipos de Argumentação:

1)      Indução (analogia):
ü  O RACIOCÍNIO parte da experiência PARTICULAR em direção ao UNIVERSAL para se chegar a uma CONCLUSÃO LÓGICA.
ü  A experiência PARTICULAR permite alcançar por meio de uma GENERALIZAÇÃO uma LEI GERAL.
ü  A conclusão pode ser forte ou fraca, depende do numero de seres observados.
Ex.
·         Urubu é um pássaro que voa,
·         Pardal é um pássaro que voa,
·         Pombo é um pássaro que voa,
·         Logo, todos os pássaros voam.

2)      Dedução (silogismo):
ü  O RACIOCÍNIO parte da experiência UNIVERSAL em direção ao PARTICULAR para se chegar a uma CONCLUSÃO LÓGICA.
ü  O silogismo é formado por uma PREMISSA MAIOR (P) (verdade) somada a uma PREMISSA MENOR (p) para se chegar a uma CONCLUSÃO LÓGICA (C).
P+p=C
Ex.
·         Todo brasileiro é sul-americano. (Premissa maior)
·         Ora, todo paulista é brasileiro. (Premissa menor)
·         Logo, todo paulista é sul-americano. (Conclusão)


E)     COMO COMPREENDER A REALIDADE: A TEORIA DO CONHECIMENTO
Livro: “Metafísica”
Ø  A realidade pode ser compreendida através da observação (sentidos).
Ø  A realidade é constituída pelo concreto e mutável.
Ø  É na realidade que, através do experimentalismo, o ser humano deve buscar a verdade.
Ø  O sujeito cognoscente (ser pensante) deve partir dos dados sensíveis (pelo método indutivo) para chegar a verdade universal ou essência do ser.

Alguns conceitos em Aristóteles são importantes para compreender o mundo sensível, material:

I.                    MATÉRIA E FORMA:
1)      Matéria:
ü  A matéria é o que compõe o mundo físico.
ü  O que constitui as coisas.
ü  Um princípio que individualiza o ser.
ü  É tudo aquilo que é perceptível aos nossos sentidos e contem a potência (possibilidade) de se transformar em outra coisa.
Ex.: Madeira, pedra

2)      Forma:
ü  É a maneira com a qual a matéria de cada ser (coisa) se individualiza e se dispõe.
ü  É a essência da matéria.
Ex.: Cadeira, mesa

II.                  SUBSTÂNCIA E ACIDENTE:
1)      Substância:
ü  Definições:
a)      Existência particular, característica individual e única do ser (essências individuais)
b)      Objeto da metafísica, que busca encontrar a metafísica do ser (fundamento)
Ex.: Cedro, mármore

2)      Acidente:
ü  Característica circunstancial do ser.
ü  Varia, mas sem mudar a sua essência.
Ex. cor dos olhos, azuis ou castanho possuem a mesma função; dedos, curtos ou largos possuem a mesma função.
Ex.: Madeira roxa, Mármore rosa

III.                NECESSIDADE E CONTINGÊNCIA:
Características do ser:
1)      Necessário: aquilo que é necessário para que o ser exista (a substância).
Ex. Cadeiras e mesas precisam da madeira e da pedra.
2)      Contingentes: aquilo que é dispensável para a existência do ser (os acidentes).
Ex.: Cadeira pode ser de madeira roxa ou vinho, terá mesma função. A mesa pode ser de mármore rosa ou branco, ainda assim terá a mesma função.

IV.                POTÊNCIA E ATO:
1)      Potência:
Está relacionado com a matéria que possui potencial para ser transformado, ex.:
ü  A madeira é a potencia da cadeira.
ü  A pedra é a potencia da espada.
2)      Ato:
Está relacionado com a Forma que assume o ser após ser transformado.
 Ex.:
ü  A cadeira é o ato da madeira.
ü  A espada é o ato do ferro.
ü  A moeda é o ato da prata.
Ø  Os seres se transformam da potência para o ato.
Ø  A FORMA por ser sempre o ato, é o REAL.
Ø  A MATÉRIA por ser sempre uma potência, é o POSSÍVEL.
Ø  O REAL é MAIS PERFEITO do que o POSSÍVEL.
Ø  Logo, a FORMA é MAIS PERFEITA do que a MATÉRIA.


V.                  A TEORIA DAS 4 CAUSAS:
1)      Causa material: é a matéria que forma a coisa ou  o ser. (ex. a madeira e a causa material da cadeira)
2)      Causa formal: é a forma ou modelo da coisa ou do ser. (ex. a cadeira para ser a cadeira precisa ter quatro pés e um acento).
3)      Causa eficiente: aquele que realiza a transformação (criador). (ex. carpinteiro é a causa eficiente da cadeira).
4)      Causa final:  é o objetivo, o porquê das coisas, sua finalidade. (ex. a cadeira serve para sentar).
Todas as coisas têm um propósito e devem cumprir sua finalidade.


F)     ÉTICA: A MEDIANIA OU JUSTIÇA MEDIDA
Ø  Diz respeito ao comportamento das pessoas em sociedade.
Ø  O PRINCÍPIO BÁSICO e fundamental que guia o pensamento de Aristóteles é a noção de FELICIDADE. (todas as ações humanas devem ser para buscar a felicidade).
Ø  Felicidade não está nas coisas materiais ou nos prazeres da carne.
Ø  Felicidade consiste na realização da racionalidade através das virtudes (justa medida / mediania).
Ø  justa medida / mediania seria a justa medida entre o excesso e a falta (busca pelo equilíbrio).
Ø  As escolhas racionais devem vencer os instintos e os prazeres.
Ø  O homem não nasce bom, torna-se bom a partir do exercício da virtude, atingindo assim a felicidade.

Escolhas racionais (virtute) equilíbrio = felicidade

G)   A CIDADE E O CIDADÃO POLÍTICO
Ø  O ser humano é um “animal político” (as pessoas nasceram para viver em comunidade).
Ø  A felicidade está em viver em sociedade.
Ø  Justifica a escravidão como meio para que o cidadão tenha tempo para se dedicar a política.
Ø  O governo (de um só homem ou de vários homens) tem o dever de garantir o bem comum. Aristóteles classifica as formas de governo: MONARQUIA (despotismo ou tirania), ARISTOCRACIA (oligarquia) e POLITÍA (democracia ou demagogia). Para Aristóteles a democracia seria uma governo alheio ao bem comum por favorecer os mais pobres.

REFERÊNCIAS:
 ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
 BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998.

CONTIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas. São Paulo;Editora Saraiva, 2000.

 GAARDEr, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo; Cia. Das Letras, 1995.

GILES, Thomas Ransom. Introdução á Filosofia. São Paulo; Epu, 1979.

LICKESI, C. Carlos. Introdução á Filosofia - Aprendendo a Pensar.2ª. Ed. São Paulo.

Cortez,1996. MONDIM, Battista. Curso de Filosofia. 8ªEd. São Paulo; Paulus,1981 - Volume I, II e III.

MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares. São Paulo; Mestre Jou,1980.

POLITZER, G. Princípios. Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995.


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