quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O SUCESSO EM NICOLAU MAQUIAVEL

Prof. Douglas Barraqui

Todas as vezes que leio “O Príncipe” de Maquiavel, aprendo algo novo. Reli a obra em uma talagada. Uma edição com comentários de Napoleão Bonaparte e Cristina Augusta Vasa da Suécia.

Napoleão, em seus comentários, foi demasiadamente influenciado pelos seus êxitos e, igualmente, pelos seus fracassos. Hora um Napoleão ávido, destemido e cheio de projetos; hora um Napoleão, já em seu exílio na Ilha de Elba quando provavelmente leu o livro pela última vez, lamuriando e remoendo seus erros.

Cristina da Suécia, por outro lado, uma mulher a frente do seu tempo, dotada de grande inteligência e cultura, amiga de Descartes e homossexual que provavelmente era, me pareceu muito mais racional em seus comentários.

Mas, o que mais me despertou foi a fórmula para o sucesso em Maquiavel que seria fruto de uma combinação de dois fatores:  

VIRTÙ + FORTUNE

Nos capítulos 18 e 19 de “O Príncipe”, Maquiavel define VIRTÙ como sendo as habilidades que todos nós possuímos. FORTUNE seria aquilo que foge do nosso controle. FORTUNE poderia ser até mesmo aquele momento de sorte. VIRTÙ são nossas habilidades que conseguimos ao longo do tempo, por experiência e ou estudo em uma determinada área. Assim, para Maquiavel, a combinação entre o que eu controlo, minhas habilidades e capacidades, e o que eu não controla, a sorte, por exemplo, define se terei sucesso ou não nessa vida.

Referência:


MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe: comentários de Napoleão I e Cristina da Suécia. Tradução de Fulvio Lubisco. São Paulo: Jardim dos livros, 2007. 

Nenhum comentário: