quarta-feira, 7 de setembro de 2016

INDEPENDÊNCIA OU MORTE: A PINTURA DE MOREAUX

Prof. Douglas Barraqui



A tela “A proclamação da Independência”, de 1844, foi feita a pedido do Senado Imperial e foi pintada por François-René Moreaux. A obra encontra-se hoje, no Museu Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro. Segue abaixo uma breve analise que fiz sobre a pintura e a mensagem que ela quer passar. 


No centro do quadro, D. Pedro aparece cercado por soldados e pessoas comuns. Pedro acena com seu chapéu, passando uma mensagem de união e harmonia entre o príncipe e o povo, seus súditos. D. Pedro olha para o céu como se seu ato fosse uma realização divina.



Na intenção de situar o épico acontecimento em terras tupiniquins, Moreaux cometeu a gafe de inserir alguns coqueiros. Um erro, pois os coqueiros eram típicos, para a época, das paisagens do nordeste e não de São Paulo. 



Enquanto a maioria dos personagens da obra lançam seus olhos para o céu, uma menina volta seu olhar para o espectador da obra. A intenção é de atrair o espectador para o momento épico apresentado. E uma senhora ajoelhada em sinal de respeito a D. Pedro.



Ao contrário de D. Pedro e seus soldados, as pessoas que assistem o episódio estão em movimento acenando, caminhando e se abraçando. A intenção é de transmitir a ideia de felicidade do povo.






Nenhum comentário: