domingo, 22 de novembro de 2015

COMO APRENDER COM O BULLYNG E AS PANCADAS DA VIDA

Prof. Douglas Barraqui

Por vezes, como professores, nós temos que ser psicólogos e orientadores:

Há algum tempo atrás um aluno chegou para mim e disse:

– professor eu estou sofrendo bullying e isto está me traumatizando.
Nesta hora eu usei a minha parca experiência de vida e disse ao meu aluno:

– menino olha aqui, na minha época não tinha essa coisa de bullyng. Na minha época não havia traumas. Minha vó materna, Catarina, dizia “eu vou te dar para o homem do saco” - que tempos depois descobri não passava de um pobre mendigo maltrapilho. Eu era tratado como Chantilly “bate que cresce”. Quando eu caia minhas tias gritavam: “coitadinho corre lá alguém”. Minha mãe dizia “é bom para crescer”.

Na escola eu sofria essa coisa ai que você chamou de bullying, que muito provavelmente você não sabe nem o significado da palavra. Apelidos dos mais saudosos e criativos: “testa de amolar facão”, “naréba” (devido a minha genética italiana expressa no nariz bem dotado herdado do meu pai), mas o que mais me perturbava era “esqueleto” (isso devido a minha magreza esquelética).

Ai você me pergunta o que eu fazia para revidar? Eu te respondo: nada. Aristóteles, aluno de Platão e mestre de Alexandre, o Grande, em seus escritos sobre a ética disse que havia uma linha entre a coragem e a imprudência e entre  a prudência e a covardia. Revidar ao bullying que eu sofria seria imprudente. Na melhor das hipóteses eu só apanharia em 99,9% dos casos. Mas, eu não era covarde. Eu reagi a minha maneira: entrava na brincadeira, ria de mim mesmo. Mas, no fundo crescia algo dentro de mim que dizia, não farei isso com ninguém. Eu serei uma pessoa muito melhor do que eles são  – anos depois eu descobriria que isso tinha um nome, que se tratava do caráter.

A última vez que soube sobre um daqueles garotos da minha tenra infância ele estava prezo. Isso de fato não me faz melhor do que ele que está na cadeia, mas me faz uma pessoa prudente e com coragem, uma pessoa de caráter. Então eu disse ao meu aluno: 

– seja prudente e tenha coragem, seja um menino de caráter.


Alguns minutos depois meu aluno estava na sala da diretora com o olho roxo. Ele entendeu tudo errado. Mas, posso te dizer que em 99,9% dos casos as pancadas da vida são os maiores e melhores mestres. 

Nenhum comentário: