domingo, 6 de setembro de 2015

ENEM - QUESTÕES DE ATUALIDADES

QUESTÕES DE ATUALIDADES
Prof. Douglas Barraqui

QUESTÃO 01
Heron Domingues, do Repórter Esso, um dos principais programas de rádio de 1945, narrou emocionado:

“Amigo ouvinte, aqui fala o Repórter Esso, testemunha ocular da história. A rádio de Hamburgo, depois de transmitir o crepúsculo dos deuses, durante muitas horas, acaba de anunciar: ‘o Fuhrer morreu’. Terminou a guerra! Terminou a guerra! Terminou a guerra!”.

O mundo lembrou, no último dia 8 de maio, o fim da Segunda Guerra (1939-1945). Há 70 anos, com a morte de Hitler, tinha findado uma das maiores tragédias humanas da história, a Segunda grande Guerra. Em Paris, o secretário de estado americano John Kerry participou das comemorações ao lado do presidente francês François Hollande. Na Inglaterra, teve minuto de silêncio e tiros de canhão, assistido pelo primeiro ministro David Cameron.

Sobre as comemorações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra é correto afirmar que

a)    Inglaterra e França, rivais no contexto da guerra, celebram um fim de uma tragédia.
b)    John Kerry enfatizou nessa comemoração que os EUA, embora não tenham participado diretamente da guerra, tiveram atuação importante ao lado dos aliados.
c)    A Inglaterra do primeiro ministro David Cameron, uma das nações vitoriosas do conflito, celebram também a vitória sobre os soviéticos na Batalha de Stalingrado (1942-1943).
d)    Todos os países citados têm sua parcela de culpa na Segunda Guerra Mundial e ainda hoje mantém rivalidades e sentimentos de revanchismo.
e)    John Kerry, François Hollande e David Cameron são estadistas representantes dos países que outrora foram aliados da Segunda Guerra.

DISCUSSÃO DA QUESTÃO 01:
Também conhecidas como Aliança do Eixo, Nações do Eixo ou apenas Eixo. O Eixo começou a ser fomentado ainda em 1936 no Pacto Anticomintern, um tratado anti-comunista assinado pela ALEMANHA e JAPÃO. Em 1937 a ITÁLIA aderiu ao pacto. O "Eixo Roma–Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 com o Pacto de Aço e integrou seus objetivos militares em 1940, com o Pacto Tripartite.

De 1939 a 1941 o Eixo conseguiu vitórias decisivas na Segunda guerra sobre os Aliados ocupando grande parte da Europa, África, Ásia e ilhas do oceano Pacífico. Após a entrada dos EUA na guerra em 1941 e a vitória dos soviéticos em Stalingrado 1943 a guerra mudou de lado e os Aliados passaram a impor derrotas decisivas sobre o Eixo.

Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela FRANÇA e pela INGLATERRA. Em 1941, a URSS juntou-se aos Aliados, logo após o ataque alemão (operação Barbarossa), que marcou a quebra do pacto germano-soviético. Após o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 os EUA entraram oficialmente na guerra do lado dos Aliados. O BRASIL foi o único país da América Latina a enviar tropas para os campos de batalha europeus. Enviou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) e a FAB (Força Aérea Brasileira).

Para saber mais sobre a Segunda Guerra, veja: AULA - SEGUNDA GRANDE GUERRA
Para saber mais sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra, veja o artigo: O BRASIL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: A PARTICIPAÇÃO TUPINIQUIM

Gabarito - questão 01 – letra E:
John Kerry (secretário de estado norte-americano), François Hollande (presidente da França) e David Cameron (Primeiro ministro inglês) são estadistas representantes dos países que outrora foram aliados da Segunda Guerra.

QUESTÃO 02
Em agosto de 2015, especialmente nos dias 06 e 09, muitas regiões do mundo rememoraram o ataque nuclear lançado sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. As bombas, compostas pelos elementos químicos Urânio (Hiroshima) e Plutônio (Nagasaki), vitimaram instantaneamente quase 200 mil pessoas e, posteriormente, outras dezenas de milhares em decorrência dos efeitos da radiação. O uso das bombas atômicas no fim da Segunda Guerra Mundial é considerado a maior catástrofe humana de toda a história.

Sobre o uso da energia nuclear hoje podemos afirmar que

a)    o Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) prevê o desarmamento; Controle dos programas nucleares nacionais, e Utilização pacífica da energia atômica.
b)    é pacífica atendendo apenas as necessidades humanas na geração de energia e todas as armas nucleares foram desarmadas por força do Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP).
c)    é importante, pois mais da metade da fonte energética de países desenvolvidos gira em torno da energia nuclear e poucos países aderiram ao Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP).
d)    está sendo abandonada aos poucos pelos grandes potencias pressionadas pelo Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) e assustadas com o acidente nuclear de Fukushima no Japão em março de 2011.
e)    ainda é um perigo eminente para a humanidade, pois cinco países são únicos detentores de armas nucleares do mundo: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.

DISCUSSÃO DA QUESTÃO 02:
Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) é um instrumento firmado em 1968 por uma série de nações, e em vigor desde março de 1970, e que visa impedir a proliferação da tecnologia utilizada na produção de armas nucleares, bem como realizar a promoção do desarmamento nuclear, encorajando apenas a utilização pacífica de tal tecnologia.

Entre 3 e 28 de maio de 2010, realizou-se mais uma Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, na sede das Nações Unidas, em Nova York. Em 28 de maio, os países signatários do TNP chegaram a um documento de consenso - o primeiro em dez anos - que inclui a interdição total de armas de destruição em massa no Oriente Médio. O documento final da Conferência prevê planos de ação para cada um dos três pilares do TNP:
1-    Desarmamento;
2-   Controle dos programas nucleares nacionais;
3-   Utilização pacífica da energia atômica.

Gabarito - questão 01 – letra A:
O Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) prevê o desarmamento; Controle dos programas nucleares nacionais, e Utilização pacífica da energia atômica.

QUESTÃO 03
Observe com atenção a manchete do jornal Folha Cotidiano, de 12 de outubro de 2003, que trouxe uma notícia alarmante:

 Observe o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha de 1500:

A reportagem do jornal e o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha trazem duas realidades distintas sobre a questão hídrica no Brasil. Sobre a falta de água podemos ponderar que

a)    a escassez de recursos hídricos é um problema exclusivo de São Paulo, a maior cidade brasileira.
b)    a proteção das florestas nativas nas regiões de mananciais, nas margens dos rios e reservatórios esta sendo implementada em todas as cidades brasileiras.
c)    o estresse hídrico, aliado a falta de planejamento por parte dos governantes, a degradação dos mananciais e as chuvas mal distribuídas mostraram que as águas não são infindas.
d)     Hoje o Brasil dispõe da maior reserva hidrográfica do mundo, portanto, a falta de água está limitada aos grandes centros.
e)    a falta de chuvas é a única culpada da falta de água na região da  grande São Paulo, algo que os meteorologistas já previam desde 2003.

DISCUSSÃO DA QUESTÃO 03:
De toda a água disponível no planeta aproximadamente 97% está nos oceanos, salgada imprópria para consumo humano. A maior parte dos 3% restantes está congelada nas geleiras, calotas polares e nas altas montanhas. Apenas 0,26% de está disponível, de fato, para o consumo humano.

Mesmo o Brasil tendo 12% de toda água doce do planeta (a maior reserva do planeta, seguido de Rússia e Canadá), e mesmo o país possuindo a maior bacia hidrográfica do mundo (bacia do rio Amazonas), o jornal Folha Cotidiano, já em 2003, previa a escassez da água em São Paulo, uma das maiores metrópoles do Brasil. Em 2015, não só São Paulo, mas outras capitais e cidades enfrentaram problemas com a falta da água.

A falta desse recurso tão importante para sobrevivência humana pode ser explicada, para o caso do Brasil como sendo fruto dos seguintes fatores:
ü  Má distribuição das chuvas.
ü  Mudanças climáticas.
ü  Ação antrópica (ação humana na poluição dos rios, destruição da mata ciliar ou de encosta, destruição dos mananciais, desperdício).
ü  Estresse hídrico (decorrente do aumento exponencial do consumo dos grandes centros, explicado pelo crescimento urbano, ao ponto da natureza não conseguir repor esse recurso).
ü  Falta de ação dos governantes com a criação de políticas públicas.

Gabarito - questão 01 – letra C:
O estresse hídrico, aliado a falta de planejamento por parte dos governantes, a degradação dos mananciais e as chuvas mal distribuídas mostraram que as águas não são infindas.

QUESTÃO 04

A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica. (FONTE: www.theguardian.com)

Sobre o surto de Ebola na África podemos considerar que

a)    segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contágio e proliferação da doença para outros continentes é muito baixo.
b)    o vírus ficou restrito a Libéria que é o país com mais mortes, seguido de Guiné com, Serra Leoa e Nigéria.
c)    a Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que o risco de uma epidemia mundial do vírus ebola já pode ser descartada, mas os países devem se manter em alerta.
d)    o ebola é como uma gripe, o corpo é quem responde e mata o vírus, a diferença é que o vírus do ebola é muito mais agressivo que uma gripe.
e)    o ebola é uma febre hemorrágica grave causada por vírus e que não tem vacina ou cura e a doença é transmitida pelo contato com os fluidos de pessoas ou animais infectados, como urina, suor, sangue e ar contaminados.

DISCUSSÃO DA QUESTÃO 03:
A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica.

A epidemia deixou 2.811 mortos na África Ocidental, de 5.864 casos, indica o último registro da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentado nesta segunda-feira (22).

O surto atual começou na República de Guiné em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa, Libéria e Nigéria. Um segundo foco separado ocorre na República Democrática do Congo, onde foi identificada uma cepa diferente do vírus. Segundo dados da OMS, a Libéria é o país com mais mortes (1.459), seguido da Guiné (601), Serra Leoa (562) e Nigéria (8).

O ebola é uma febre hemorrágica grave causada por vírus. Quando uma pessoa é infectada pelo ebola, em até dez dias ou ela morre ou o organismo começa a combater o vírus. (Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/entenda-epidemia-de-ebola-na-africa.html)

Gabarito - questão 01 – letra D:
O ebola é como uma gripe, o corpo é quem responde e mata o vírus, a diferença é que o vírus do ebola é muito mais agressivo que uma gripe.








Nenhum comentário: