sábado, 9 de janeiro de 2016

AS GUERRAS NAPOLEÔNICAS

Prof. Douglas Barraqui

Guerras Napoleónicas foram uma série de conflitos armados que se estenderam de 1803 a 1815. As Guerras Napoleônicas marcaram uma transição: Estas foram as últimas guerras do “velho mundo” e, também, a primeira guerra do “novo mundo”. Muito além de Napoleão Bonaparte e as ações do seu grande Exército, essas guerras contribuíram para o desenvolvimento do pensamento político contemporâneo. A frase do general prussiano Karl von Clausewitz expressa, de forma concisa, o que significou as Guerras Napoleônicas:

“...a guerra não é mais que a continuação da política por outros meios”

Dessa forma, muito mais que um conjunto de sangrentos combates, as Guerras Napoleônicas foram o marco histórico de uma grande mudança rumo a um outro mundo.

As guerras napoleônicas são crias de um mundo de Revoluções: Revolução Industrial, Revolução Burguesa, Revolução Francesa. Em meio a essa conjuntura de Revoluções Napoleão Bonaparte foi uma espécie de catalisador, com sua incontrolável ambição pessoal e política. A vontade de dominar toda a Europa, até seus últimos confins, levou Napoleão não apenas à tentativa de reconstituir a obra de Carlos Magno, rei dos francos por mais de 45 anos  de 768 a 814, mas também superá-lo.

Referência:


MAGNOLI, Demetrio. História das Guerras. Organizador. 3. ed. São Paulo : Contexto, 2006. Pg. 189-219.

Nenhum comentário: