segunda-feira, 19 de outubro de 2015

RICHARD SORGE O ESPIÃO SOVIÉTICO

Prof. Douglas Barraqui

Richard Sorge foi um dos profissionais mais eficientes da história da inteligência internacional. Disfarçado como um ébrio e mulherengo jornalista alemão. Richard Sorge era na verdade um carismático espião soviético a serviço em Tóquio.

Em 1933, Sorge foi enviado pelo Serviço Secreto Soviético para o Japão. A sua missão era simples, mas fulcral: descobrir se os japoneses tinham a intenção de cumprir com o Pacto Anti-Komintern e atacar a Rússia. Além disso, Sorge deveria aproveitar a oportunidade para reunir informações sobre as relações entre o Japão e a Alemanha e também sobre a indústria pesada e o exército japonese.

Em 18 de outubro de 1941 Richard Sorge acabou sendo apanhado pela temível Tokko, a polícia política japonesa. Encarcerado na prisão de Sugamo, mesmo sob tortura, Sorge negou os seus vínculos com os soviéticos. No dia 7 de Novembro de 1944 Sorge foi enforcado. Os japoneses chegaram a fazer três ofertas de negociação aos soviéticos, oferecendo a troca de Sorge por um de seus espiões. Contudo, os soviéticos se recusaram a negociar, alegando que Sorge era um desconhecido.

Em 1964 Richard Sorge recebeu o título de Herói da União Soviética, sendo erguidos monumentos em sua homenagem, em Baku e em pleno centro de Moscovo.

Referência:


Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 11, Abril Coleções 2009 - Pag. 23

Nenhum comentário: