segunda-feira, 12 de outubro de 2015

HiStO é HiStÓrIa HOJE: 12 DE OUTUBRO DE 1808 – CRIAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

Prof. Douglas Barraqui
Primeiro bilhete de banco,
emitido pelo Banco do Brasil
em 1810.

Em 12 de outubro de 1808, Dom João de Bragança (futuro Rei Dom João VI de Portugal), assinava um Alvará importantíssimo para história do Brasil. Acabava de ser criado o Banco do Brasil. Era o primeiro banco em território do Império Português, criado por sugestão do Conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, num conjunto de ações que visavam a criação de indústrias manufatureiras no Brasil, incluindo isenções de impostos para importação de matérias-primas e de exportação de produtos industrializados.

O Banco do Brasil teve sua primeira sede originalmente instalada na rua Direita, esquina com rua de São Pedro, no Rio de Janeiro. Teve como fundo inicial a quantia de 1 mil e 200 contos de réis de capital. Suas atividades foram iniciadas  em 11 de dezembro de 1809.

Curiosamente o Banco do Brasil foi o quarto banco emissor do mundo, depois do Banco da Suécia (1668), Banco da Inglaterra (1694) e Banco da França (1800). De fato acabou funcionando como uma espécie de banco central misto, de depósitos, descontos e emissão, dotado ainda do privilégio da venda dos produtos de que a Coroa Portuguesa tinha o seu monopólio: pau-brasil, diamantes, marfim e urzela.

Criado em 1808 já, em 1820, o novo banco estava arruinado. Ao retornar a Portugal, em 1821, D. João VI levou todas as barras de ouro e os diamantes que a Coroa mantinha nos cofres do banco.

Referências:


GOMES, Laurentino. 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. Versão Juvenil. Laurentino Gomes. Editora Planeta.

Nenhum comentário: