domingo, 27 de abril de 2014

EXERCÍCIOS - CRISE DO FEUDALISMO

ESTUDO DIRIGIDO

Por Douglas Barraqui

11)    Observe os quatro fatores abaixo que foram determinantes para a crise do feudalismo:

I-             As guerras a exemplo das cruzadas.
II-            As doenças, a exemplo da peste negra.
III-           A grande fome.
IV-          Revoltas  no campo e na cidade devido o aumento dos impostos.

Explique cada um desses fatores e como eles atuaram?

As Cruzadas
Levaram a crise do sistema feudal, com o enfraquecimento dos senhores que se endividaram para montar exércitos e perderam camponeses, além de muitos senhores terem morrido no conflito. As Cruzadas, também reativaram as relações comerciais dos europeus com os povos do Oriente e reabriram o Mediterrâneo para o comércio das chamadas especiarias do oriente. Além de estabelecimento de contatos culturais entre a Europa e o Oriente. Os cruzados contudo não conseguiram libertar Jerusalém dos árabes.

Peste Negra
O comércio entre as cidades da Europa e o Oriente – de onde vinham artigos de luxo, como tecidos, pedras preciosas e especiarias – possibilitou a chegada da peste negra. A bactéria causadora da doença era transmitida pelas pulgas de ratos, que devido as péssimas condições de higiene das grandes cidades se proliferava. A peste negra matou um terço da população européia. Assim reduziu drasticamente a mão de obra disponível para a agricultura. O que acarretou em queda na produção agrícola.

A Fome
A crise agrícola foi motivada por condições climática e diminuição da mão-de-obra. Devido às más colheitas, o preço dos cereais, especialmente do trigo, aumentou. Em meio a desnutrição a peste negra matou ainda mais gente.

As Revoltas
Camponeses e servos passaram a pressionar seus senhores, reivindicando liberdade e melhores condições de vida, já que estavam presos à terra. Assim se revoltaram contra os seus senhores, queixando-se contra a exploração e altos impostos queimaram castelos e mataram os senhores.

2)    Sobre as corporações de oficio da idade média responda:

a)    Por que foram criadas?
Os artesãos medievais passaram a se organizar para aumentar sua produção. Em geral, os artesãos de um mesmo ofício formavam uma associação, a corporação de ofício.

b)   Qual seu objetivo?
Responsáveis por controlar a qualidade do produto e seu preço. As corporações protegiam os artesãos de uma cidade da concorrência dos de outras.

c)    Como eram organizadas?
Faziam parte dessas corporações os mestres de ofício, que eram os donos das oficinas artesanais e dos instrumentos de trabalho, os aprendizes e os jornaleiros. Os aprendizes eram homens livres que dependiam do mestre para trabalhar e aprender o ofício. Os jornaleiros trabalhavam por jornada, recebendo uma remuneração diária. A produção era pequena e não havia grande divisão do trabalho.

3)    O que foram as Jacqueries, qual a motivação desse movimento e como acabou?
A Jacquerie foram revoltas camponesas motivadas pela alta dos impostos, os abusos e explorações dos senhores para com os seus servos. Os rebelados queimaram castelos e assassinaram senhores. Apesar de toda a mobilização popular, a revolta foi duramente reprimida e milhares de camponeses foram massacrados pelos exércitos dos reis e seus aliados.

4)    Explique como se deu o processo de renascimento comercial e urbano:
Entre os séculos XI e XIII, o feudalismo sofreu transformações sociais e econômicas, como o aumento populacional, as inovações nas técnicas agrícolas e a revitalização das cidades devido ao comércio, graças a chegada das especiarias do oriente. A expansão comercial foi fundamental para o desenvolvimento da vida urbana na Europa. O êxodo rural aumentava e, com isso, o comércio prosperava ainda mais. Esse conjunto de mudanças ficou conhecido como renascimento comercial e urbano.

5)    Explique como funcionava a rotação trienal de cultura na idade média e como favoreceu a agricultura. Faça um esquema em forma de gráfico desse método de produção agrícola.
A rotação trienal das culturas  consistia em alternar cultivos diferentes em uma área previamente dividida em três partes ao longo de três anos. A cada ano, enquanto duas áreas forneciam dois produtos distintos, a terceira permanecia em descanso, sendo utilizada para pastagens. Desse modo, a produtividade aumentou consideravelmente.

Nenhum comentário: